Carros Telecomandados

Setembro 05 2010

As baterias dos Carros Telecomandados, saiba mais um pouco sobre elas.

 

Normalmente usa-se em autos RC baterias de NiCD e NiMH, respectivamente Nickel Cadmium e Nickel Metal Hydride. As duas são parecidas, com excessão de que as NiMH conseguem armazenar mais carga e não sofrem o efeito memória - aquela velha história de que precisa descarregar totalmente a bateria antes de carregar novamente.

Usamos as pilhas em "packs", ou seja, várias pilhas (cells, normalmente traduzidas erroneamente para células) de normalmente 6 ou 7 pilhas. Cada uma fornece "oficialmente" 1,2v, mas não se assuste se, após carregar, elas estejam perto de 1,6v, isso é totalmente normal.

Então um pack de 6 células = 7,2v e 7 células = 8,4v

A voltagem (tensão) vai variar de acordo com seu motor, ESC e principalmente com as regras da corrida que vai participar. Se deixarem vc usar um pack de 12 células, vai fundo, mas não vá acabar torrando tudo!!! 

A capacidade dos packs é indicado em miliampéres-hora, ou simplesmente mAh. Isso indica, se for uma descarga constante, quantos mAh a bateria consegue fornecer no máximo em 1 hora. Por exemplo:

1500 mAh = ela pode fornecer 1500 mA durante uma hora. (1000 mA = 1 A)

O fato é que um motor que consuma apenas 1,5 A vai terminar a corrida em último lugar, com 200 voltas de desvantagem pro líder. Os motores costumam consumir muito mais que isso, então como a bateria aguenta?

Elas contam com uma propriedade chamada "capacidade de descarga", que permite que o motor "puxe" delas uma corrente muito maior que a capacidade escrita no pack. Exemplo:

Bateria: 1900mAh
Discharge rate: 5-15 amps (ampéres)

Significa que essa bateria pode fornecer no máximo 15.000 mA (15 A). Como 1900mA acabam a bateria em 1 hora, 15 A é um consumo 7,8 vezes maior que isso, então chegamos à conclusão que nesse ritmo a bateria ia durar entre 7 e 8 minutos (60 minutos dividido por 7,8).

É simples: 1000 mAh = 2000 mA em meia hora, ou 4000 mA em 15 minutos, e assim por diante.

Agora vem a surpresa: Infelizmente não é tão simples assim. O consumo do motor é algo que varia, porque temos curvas de alta, curvas de baixa, freiadas fortes, retas intermináveis, etc. A mesma bateria, com pilotagens diferentes, pode durar mais ou menos.

Na bateria fica então marcada sua descarga máxima. Veja este exemplo real: 

Piranha 6-Cell, 1900mAh Assembled Flat Battery Pack.
SPECS: Number of cells: 6 (número de células)
Total assembled voltage: 7.2 volts (1.2 v por célula)
Charge rate: 4-5 amps. Timed or peak charge. (tipo de carga)
Discharge rate: 5-15 amps. (capacidade de descarga)
Batteries are Unmatched (explico isto em seguida)

No caso acima, o motor pode consumir no máximo 15A.
Agora vem o bacana: por que eu não posso pegar pilhas recarregáveis do Mercado Livre e montar meu próprio pack?

Oras, teoricamente até pode, desde que ELAS TENHAM UMA BOA CAPACIDADE DE DESCARGA, algo muito raro naquelas pilhas em promoção. Como saber a capacidade de descarga então?

1 - O fabricante informa
2 - Testando na prática

Se o fabricante nem informa, é porque não quer ou não precisa. Isso pode ser devido ao uso das pilhas, por exemplo, pilhas para Discman e brinquedos comuns não precisam de descarga de 15A. Outro motivo para ele não informar pode ser que as pilhas aguentam uma merreca de descarga e ele quer esconder isso.
Testando na prática, você vai ver que o modelo anda normalmente em velocidade baixa (pouca descarga), mas quando se acelera tudo ele se arrasta pela pista. (não aguenta alta descarga).

Então esqueça pechinchas: são se acham células com alta descarga por 2 reais....

Voltando ao exemplo acima (pack Piranha), tem um tal de "Charge rate", que é a carga máxima a se usar para carregar o pack sem danificar a bateria. No caso, no máximo 5A para carregá-la. Carga mínima (4A) é muito relativo, você até pode carregar com 1A por exemplo, simplesmente vai demorar mais...

Ainda se lê no exemplo "Batteries are Unmatched", significa o seguinte: cada célula tem um comportamento diferente, uma variação mínima de tensão e corrente. Imagine um pack com 6 células:

Célula 1: 1950mAh, 1,17v
Célula 2: 1870mAh, 1,27v
Célula 3: 1877mAh, 1,21v
Célula 4: 1930mAh, 1,18v
Célula 5: 1877mAh, 1,11v
Célula 6: 1905mAh, 1,19v

Alguns podem pensar "que merda de pack, tá tudo diferente", mas perceba que a variação entre as células não é grande, então esse pack pode ser vendido sem problemas como 1900mAh e 7,2v, mas como "UNMATCHED". Agora, existem as baterias "matcheds", onde o fabricante tenta "casar" o máximo possível as células na montagem do pack (só usa as células "filé"), para ter um pequeno ganho de desempenho. Se compensa financeiramente, aí já é outra história...

fonte:rceletrico

publicado por adm às 20:17
Tags:

pesquisar
 
Pesquisa personalizada
links