Carros Telecomandados

Setembro 04 2010

*** Turns (voltas) ***

Indica o número de vezes que o fio é enrolado em volta de cada braço da armação do motor. Motores com menos voltas conseguem maiores RPM´s (da mesma forma que uma resistência de chuveiro curta esquenta mais), cosneguindo maiores velocidades (RPM). Também irá consumir muito mais, encurtando a duração da bateria.

A analogia com a resistência do chuveiro é perfeita: na posição quente, o comprimento da resistência é menor, gerando mais calor e consumindo mais energia. Na posição verão (morno), o comprimento é maior, esquentando e consumindo menos.

A marcação do motor é feita com um T (turns) na frente do número de voltas: 19T, 20T, e assim por diante...


*** Winds ***

Refere-se ao número de fios que são enrolados em cada "braço". Mais fios, maior a inércia, então o motor vai demorar mais para atingir sua rotação máxima. Por outro lado, mais fios significam maior corrente passando, então maior velocidade final conseguirá atingir. Normalmente prefere-se o menor número de winds e turns, para que o motor consiga maiores RPMs com a menor inércia possível, ou seja, dando uma aceleração mais rápida.

Um único fio de prata, por exemplo, enrolado o menor número de vezes possível, resultaria num motor com bom arranque e ótima velocidade final. Por outro lado, 2 fios de cobre (condutor pior que a prata) enrolados com o mesmo número de voltas resultaria num motor um pouco mais lento de arrancada. (apesar de terem o mesmo número de T´s)

Da mesma forma, ainda aproveitando o exemplo acima, dois motores com o mesmo material (cobre por exemplo) mas com winds diferentes também possuem performance diferente: como o material é o mesmo, o com maior wind tende a possuir maior RPM, e o com menor wind melhor arrancada - até que ponto isso vai te fazer ganhar a corrida, é outra história.

Perceba que não há simplesmente "melhor e pior" winding: ganha-se de um lado, perde-se do outro.


*** Timing ***

Pode-se adiantar o tempo dos motores elétricos da mesma forma que motores à explosão. Alguns motores permitem que seu timing seja modificado girando-se em poucos graus a tampa onde são fixadas as escovas, visando obter maior performance. Isso acontece porque motores com timing neutro não tem nenhum avanço no ciclo positivo-negativo, ou seja, só na hora em que um ciclo acaba é que o outro começa. Adiantar o timing permite que um ciclo comece "por cima" do outro, obtendo maior performance. Mas perceba: a maior performance só virá num sentido, você deixará a ré uma porcaria!!! Se bem que (espero eu) vc não costuma correr de ré



Classes de motores: existem duas classes básicas:

Stock: se seu modelo veio com um motor, provavelmente é um stock. Motores stock precisam correr como são: nenhuma modificação é permitida.

Modified: requerem uma maior corrente para operarem e devem ser usados apenas com speeds eletrônicos. Alguns são equipados com rolamentos e timing ajustável, permitindo ajustes. Normalmente oferecem maior velocidade e torque que os stocks, e acabam com sua bateria mais rapidamente também.
fonte:rceletrico

publicado por adm às 12:17

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